Como vencer obstáculos para alcançar a minha cura, a minha vitória?

Graça e Paz amadas! Quero compartilhar com vocês, uma palavra que recebi do Senhor nesta semana, creio que será de renovo e edificação para sua vida, assim como foi para a minha!!!

Há na palavra do Senhor, uma narração muito interessante, sobre uma mulher que há 12 anos sofria com uma grave doença... um fluxo intenso e contínuo, de sangue. Imagine o incômodo desta mulher.
Quero ler com você este texto: Marcos 5: 24b-34
"E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal."


Nesta narração encontramos 4 personagens chaves de nossa história: A mulher doente, a multidão, Pedro e Jesus:
Os três primeiros tinham algo em comum, todos queriam ficar perto de Jesus. Todos queriam a atenção de Jesus, e cada um da sua maneira o fazia.
Quero analisar com vocês estes 3 personagens mais detalhadamente para que venhamos identificar com qual deles temos nos parecido, com qual deles as nossas atitudes e nossa maneira de falar tem se parecido!

Para aprendermos juntos nessa noite: - Como vencer obstáculos para obter a CURA a nossa vitória!

Começaremos pela mulher que é o motivo de nossa história:
A mulher com o fluxo de Sangue: a palavra nos diz que esta mulher, sofria de uma doença a 12 anos, era um intenso e contínuo fluxo de sangue, uma hemorragia.
Esta mulher além de sofrer com uma doença física, havia também uma doença em sua autoestima, pois esta mulher era considerada como uma mulher impura, imunda. Não bastasse isso, a palavra nos mostra que ela estava doente em sua esperança, pois ela já havia padecido nas mãos de inúmeros médicos e nenhum deles o ajudara, gastando assim todas as suas economias em busca da cura.
A bíblia não relata, mas provavelmente esta mulher não tinha relacionamento com sua família, um marido, filhos... ela era uma mulher deixada pela sociedade, sem perspectiva alguma. A vergonha era sua única companheira.

Mas a palavra diz que esta mulher ouviu falar de Jesus! Jesus já havia curado um leproso, acalmado o mar, libertado um endemoninhado gadareno, enfim, a fama de Jesus havia chegado aquela mulher.
Ao ouvir de Jesus sua esperança se acendeu novamente e a palavra diz que ela DIZIA: - Se eu apenas o tocar lhe tocar as vestes ficarei curada.

Algo interessente nesta passagem é que ela DIZIA, com suas palavras ela afirmava a sua esperança em Cristo, no seu poder. Quantas vezes em meio a muitas lutas talvez, ou até mesmo por costume de reclamar da vida, por ela ser difícil mesmo, acabamos dando lugar a nossa boca a murmuração ou até mesmo a amaldiçoar as situaçõe e as pessoas?

A mulher com fluxo de sangue com suas palavras

- Trazia vida: 
Provérbios18:21 - "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto."
Deus tem um plano para nossas vidas, e o diabo também, com qual deles nós vamos concordar?
Nossas palavras trazem vida ou morte, traga vida ao seu casamento, a seu emprego, a sua igreja, a seu ministério, a seus filhos..

- Profetizava benção ao seu futuro: 
 Isaías 65:16 - "Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos." - (leia até o versículo 18)
Profetizar é sinônimo de visionar - “Eu sei” que se apenas o tocar...
Este texto nos ensina que nenhuma palavra é tão poderosa, quanto a que nós proferimos a nosso respeito.
Deixe Deus agir no seu passado lhe curando, perdoando, trabalhando para que fosse possa hoje trocar suas palavras, para isso precisamos ter nossa mente transformada, renovada, nossa visão irá se trnsformar também, e começaremos visionar um futuro maravilhoso:

Davi e Golias
a multidão dizia: - Golias é enorme, é grande demais!!
Davi pensava : -Aleleuia, ele é muito grande, não vai ter como eu errar!!

Para vencermos obstáculos precisamos transformar as nossas palavras!

A palavra nos mostra que ela tinha uma multidão a enfrentar para alcançar a sua benção:
E eis aí o nosso 2º personagens, este bloco, a multidão de pessoas que oprimiam Jesus.

Pense em um empurra empurra, todos querem ficar perto de Jesus, ver o que ele iria fazer, talvez receber alguma coisa, status, não sei... o fato é que a palavra diz que a multidão o oprimia (esmagava, excerciam até uma certa força). E creio que ninguém queria dar passagem ali para ninguém.
Era esta multidão que a mulher tinha que enfrentar para alcançar o seu milagre, a sua cura.

Em nossas vidas também enfrentamos multidãos:
  • De pessoas a nos acusarem/apontarem: no caso da mulher era a sociedade que estava ali, talvez muitos daqueles dizia – o que esta mulher imunda quer aqui, ela não é digna de chegar perto do mestre (Lv 15:25) a cultura da época é esta.
    Hoje nós podemos entender esta situação como a impureza espiritual, precisamos estar limpos diante do Senhor, é fato, para para isso precisamos tocar em suas vestes. O próprio Jesus diz “e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37) o próprio Senhr quer te lavar, te curar... te santificar: I Tessalonicenses 4:3a “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; 5:23 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espirito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.” precisamos buscar tocar em Jesus, mesmo que em nossa frente tenha uma multidão de pessoas nos apontando os erros e acertos... nossa santificação vem de Cristo.
  • Indiferença de algumas pessoas com você. A falta de apoio. Isso tem te distanciado do Senhor: nossa mulher tambem passou por isso, mas ela estava certa do que ela queria “DIZIA se eu apenas o tocar”
  • Decepção com as pessoas: aquela mulher havia confiado os seus bens aos médicos, e a palavra nos diz que muito ela padeceu nas mãos destes médicos, perdeu tudo o que tinha e ficou ainda pior. Ah que dor, quanta desilusão! Provavelmente as pessoas que antes eram suas amigas hoje já não estão mais ao seu lado. Temos que enfrentar nossas decepções nos dispondo a perdoar, e olhar para o Senhor, assim conseguiremos o tocar!

Algo de Deus importante a ser dito neste estudo é que nós temos que vigiar para que nós não venhamos ser esta multidão na vida das pessoas que nos cercam.
Efésios 4:29 “Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”
em Mt12:36 diz que daremos conta de tudo o que nós falarmos.
Unicamente o que for para edificação = quantas palavras saem de nossas bocas que muitas vezes não constroem nada os nossos irmãos? Muitas vezes só o derruba! Se colocássemos um gravador na cintura quando levantássemos e ouvíssemos tudo antes de dormir, como seria
* Conforme a necessidade = quantas pessoas magoamos e nos tornamos a multidão, entre elas e Jesus, por palavras, frases e expressões completamente fora da necessidade.
* Transmita GRAÇA aos que ouvem = não podemos falar coisas que façam com que as pessoas desistam, para ferir, palavras negativas, conhecemos alguém perfeito? Muitas vezes nossas acusações contra as pessoas é para esconder nossos próprios erros e fraquezas. Para que? Se o Senhor nos conhece? Ele quer nos curar!

Para vencer obstáculos precisamos avançar em meio a "multidão".
Aquela mulher enfrentou a multidão, e tocou Jesus... 

O interessante é a fala do nosso 3º personagem quando Jesus pergunta quem lhe havia tocado.
Pedro diz: Mas meste, como perguntas quem te tocou? A multidão te aperta e perguntas quem me tocou?
Os discípulos ficaram sem entender, o evangelho de Lucas diz que foi Pedro que pergunta junto com seus companheiros. Na sua fala podemos ver até um pouco de ironia, a questão era que muitos apertavam, muitos estavam perto de Jesus, mas somente aquela mulher o tocou com um coração puro e com fé, a ponto de ter saído poder do Senhor.

A atitude dos discípulos se iguala a que muitas vezes com a nossa, limitando o poder de Deus, achando que as coisas precisam ser da nossa maneira, olhando as pessoas e as situações com OLHOS CARNAIS e assim falando como carnais. Eles olhavam com olhos carnais para a situação, mas Jesus falava sobre algo sobrenatural.
Jesus insistiu: - Alguém me tocou, porque de mim saiu PODER (no grego dinamus, dinamite, explosão de poder/o poder sobrenatural de Deus/ milagre)

Para vencer obstáculos precisamos crêr no poder sobrenatural de Deus.

Quando Jesus fala: "Quem me tocou" a palavra quem no grego está no feminino, o Senhor Jesus, sabia quem havia lhe tocado. O Senhor em meio a multidão nos vê individualmente, ele nos conhece em nossas particularidades. Aleluia!
A mulher tremendo se revela, ela sabia que com esta atitude estava correndo o risco de até mesmo ser apedrejada, por ter tocado o Mestre Santo, sendo ela mulher e impura.
Mas Jesus a honrou, a chamou de filha, expressando amor e intimidade, assegurou-lhe a cura, a despediu livre de sua ansiedade ("vai em paz") e ainda com sua alma curada e salva.

"Deus está sempre pronto a agir, resta somente a nós CRERMOS  no seu poder."

Comentários