Cura pela palavra para a Confusão!



“Haja Luz” - Gn 1:1-4
Este texto é a certidão de nascimento do nosso Planeta. Revela a personalidade de nosso Criador: amoroso, poderoso, cuidadoso, que gosta do belo e do claro.
Quando Ele diz: - Haja Luz – a luz se faz – um Deus que pode transformar a nossa vida.

A Confusão Inicial:
No V. 2 começa nos mostrando o estado que estava o planeta quando o Senhor começou com suas maravilhosas “mãos” o recriar. Somente um corpo celeste em meio a tantos os outos, não o maior, nem o mais importante., sem vida.
As palavras no grego para este versículo tem seu significado: “desolação” e vacuidade. Era um pedaço de argila disforme.
A situação do mundo era de esterelidade e caos.

A geologia procura traçar um quadro das condições que prevaleciam na terra no começo de sua história. Descreve como um lugar sem vida, uma bola de lavas, sacudida por gigantes erupções vulcânicas e explosões ensurdecedores explosões. Nenhuma luz chegava a sua superfície, porque se encontrava coberta de vapores. Nínguem daria nada por aquele lugar. Ali só havia trevas.

Veja bem: estammos falando da terra, mas bem poderiamos estar descrevendo a alma de muitas pessoas, muitas vidas estão assim:
  • Sem forma (desorientadas, confusas, desordenadas)
  • Vazia (sem alegria, realizações ou significado)
  • Em trevas (sem enxergar o amor de Deus e a solução para problemas passados, presentes e futuros)

Precisamos trazer a nossas vidas a LUZ DA ESPERANÇA, pedir ao Senhor que coloque em ordem tudo, para tirar-nos da confusão, dessa desordem, dessa esterilidade.

A atenção do Espírito: “O Espirito do Senhor pairava por sobre as águas”
O Espírito se movia sobre aquela massa sem foma e tumultuada, envolvendo-a com seu poder. Algo ali o atraiu. Nesse verso podemos perceber o amor, o interesse e a atenção do Criador com aquela terra. Sabia que poderia tirá-la daquela situação pois conhecia o seu potencial.
Deus amou a terra e o ama também. Ainda que esteja mergulhado na confusão, desordem, no vazio e nas trevas. Mesmo que ninguém, nem mesmo você, dê nada pela sua vida, e que até pense que não há mais saída, Deus o ama como você é! O Espírito Santo se move em você.
Deus quer criar uma nova vida nesse coração arrasado, uma existência cheia de beleza e diversidade.

O fato de nos sentirmos confusos e desonrientados, pode nos trazer ansiedade e angústia, gostamos de ver as coisas no lugar, certnhas sempre e quando não está assim nos desesperamos.
Mas toda essa desordem nas mãos de Deus, pode vir a ser uma grande oportunidade de mudança. As mudanças ocorrem com mais facilidade nessas horas, do que quando nos encontramos estruturados e muitas vezes até inflexíveis.
A desordem pode representar a falência de um estilo de vida que não agradava a Deus e muitas vezes nem a nós.

Estar confusos pode ser o indício de que já não sabemos fazer as coisas do nosso jeito. Vamos decidir em fazer à maneira de Deus.
No momento que não sabemos o que fazer, em que não há nem perspectiva ou saída, temos a possibilidade de nos tornar um barro flexivel e maleável nas mãos do oleiro.
Aí o caos estéril se transforma em uma porta para a fertilidade.
O despero do homem é a oportunidade de Deus” - Charles Spurgeon

A palavra que cria:
Como o Senhor pode trasnformar a confusão em harmonia, o deserto em jardim, as trevas em luz? Através do poder de sua Palavra, a palavra criadora de Deus.
“Haja Luz, e houve luz” foi através da palavra que um mundo arrasado se transformou em um Éden, num paraíso, num mundo com campinas, praias, florestas, peixes, mares, sons, cores, vento, ar.
E a palavra pode criar maravilhas variadas e imagináveis em nossas vidas também. Bastou uma palavra.
Deus tem uma palavra de curada para todo o coração confuso. Uma palavra que põe fim ao caos, que coloca tudo nos seus devidos lugares, que reorienta, redireciona, ilumina e liberta. Deus tem uma palavra para o coração de todos os homens.
Essa palavra é Jesus.

Jo 1:1-3 = “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípo com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio Dele e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
O termo aqui traduzido como “verbo” é logos, que no grego significa “palavra” (não um vocábulo, mas uma linguagem que transmite uma ideia, uma mensagem).

Cristo é a palavra encarnada de Deus:
Jo 1:14 = “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

Através de Cristo, Deus fala de maneira mais pessoal, mais íntima, mais poderosa e mais clara.
Hb 1:1-2 = “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias , nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual tambpem fez o universo.”
Foi Jesus quem deu luz a Terra e Ele quer trazer luz à sua vida também. Quer colocar em ordem, firmar, preencher. Vai iluminar o seu passado, presente e futuro e colocá-los sob nova perspectiva.
Ele veio ao mundo como Palavra de Deus para livrar-nos de uma existência sombria e uma eternidade em trevas.

O texto diz também que Ele “fez separação entre a luz e as trevas”. Essa separação permanece até hoje. Basta o sol raiar ou uma lâmpada acender-se; quando a luz chega a escuridão tem que sair.
A melhor maneira de afastar as trevas é acender uma luz, e a de acabar com as trevas na sua vida é deixar Jesus entrar.

Deus criou o mundo e quer nos fazer o mesmo conosco. Tornar-nos novas criaturas, acabar com a confusão, trazer uma nova vida, trazer luz. Nossas vidas podem ser completamente restauradas, reconfiguradas, recriadas pelo poder de Deus.

E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que tudo se fizeram novas.” II Co 5:17

Em breve post sobre a IRA aguardem...

Comentários